» Dicas & Curiosidades

Vantagens da manipulação

Dicas & Curiosidades
Nas eras antigas, o sacerdote reunia o médico, o farmacêutico e o psicólogo na mesma pessoa. Somente por volta de 1300 a farmácia foi separada oficialmente da medicina e seus profissionais passaram a se complementar.

Nos lembramos que há algumas décadas existiam farmácias para as quais as pessoas levavam suas prescrições e autorizavam o farmacêutico a preparar seu medicamento, de acordo com o que o médico pedia. Com os anos 40 surgiram as indústrias farmacêuticas no Brasil, e a fabricação de medicamentos em massa, em dosagens padrão e indicações generalizadas quanto às características individuais do paciente.

Seguiu-se uma tática de separação entre os profissionais médico e farmacêutico, e entre a população consumidora e o farmacêutico, pois este voltou-se para atividades industriais, desativando a arte da manipulação nas farmácias.

Ao aproximarmos do final do século a farmácia de manipulação ressurgiu como atividade sob a responsabilidade total do farmacêutico, exigindo seu retorno ao estabelecimento.

A manipulação está novamente ganhando importância como uma maneira de fornecer MEDICINA MODERNA com uma prática milenar, responsável e segura.
Outro fator importante é a existência de medicamentos fabricados que não são mais disponíveis, não porque são ineficazes, mas porque as indústrias farmacêuticas julgaram não serem mais interessantes, sendo estes rapidamente ultrapassados por drogas mais recentes e nem sempre mais eficazes.
   
A atenção farmacêutica vai desde a obtenção das matérias primas, o controle dos processos de manipulação e preparo dos medicamentos, rotulação, até sua dispensação, onde orienta-se corretamente ao paciente quanto ao uso e os cuidados quanto à interação e efeitos adversos. Boa notícia para os clientes que precisam de serviços especiais ou buscam alguém para providenciar somente o que o médico pediu.

Medicamento personalizado: a dose certa onde o médico prescreve doses que não estariam disponíveis no medicamento industrializado, atendendo a cada paciente. Além disso, o rótulo é personalizado evitando confusões e trocas.

Associações benéficas: na manipulação o médico pode usar vários medicamentos que complementam o tratamento, numa única fórmula, para evitar que o paciente tome vários medicamentos. O farmacêutico avalia sempre a incompatibilidade entre as substâncias.

Vínculo médico-paciente-farmacêutico fortalecido, com acompanhamento do caso por profissionais de saúde que se complementam para o objetivo comum de promover a saúde total do cliente.

Custo reduzido do medicamento por envolver processos mais artesanais.



Feliz Natal!
ar2
Webmail Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook Resultados no Bing Resultados no Google RSS Feeds
2011 © Artymed • Todos os direitos reservados.